Make your own free website on Tripod.com
Esterqueiras e Biodigestores
Classificação dos sistemas de tratamento

HOME

Classificação dos sistemas de tratamento
Esterqueira para material Líquido
Esterqueiras para material Sólido
Biodigestores
AUTORES

De acordo com os seus objetivos os sistemas de tratamento de dejetos são classificados em diferentes tipos, quais sejam:

     Tratamento preliminar: objetiva remover as partículas sólidas grosseiras (granulometria maiores que 0,25 mm) em suspensão nos dejetos através de processos físicos ou químicos. Peneiras estáticas e vibratórias, caixas de areia para remoção de sólidos sedimentáveis (areia e farelo) e caixas de separação de materiais insolúveis como óleos e gorduras, pertencem a esta classe.

     Tratamento primário: objetiva a remoção de sólidos em suspensão através de equipamentos com tempo de retenção maior que o dos tratamentos preliminares (decantação primária, flotação, filtração) ou de precipitantes químicos.

     Tratamento secundário: objetiva a remoção de sólidos dissolvidos a exemplo da matéria orgânica e sólidos suspensos muito finos. Os processos biológicos de remoção utilizado, classificam-se em:
                                       .: aeróbio utiliza microorganismos que necessitam continuamente de oxigênio dissolvido no meio. De uma forma geral, o oxigênio é fornecido por aeradores mecânicos (fundo ou de superfície) ou pela circulação de líquido em meio filtrante.
                                       .: anaeróbio utiliza microorganismos que não necessitam de oxigênio livre no meio e é empregado em dejetos com alta carga orgânica. Biodigestores, lagoas anaeróbias e fossa séptica são os exemplos mais conhecidos. As esterqueiras e bioesterqueiras objetivam o armazenamento temporário dos dejetos para uso posterior como fertilizante. Embora empreguem processo anaeróbio para a estabilização do material, não são consideradas como unidades de tratamento.

     Tratamento terciário: objetiva a remoção final da matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e de outros elementos que ainda persistiram nas etapas anteriores. De uma forma geral, são utilizados quando
o efluente da granja vai ser drenado para a calha de rios, lagos e represas ou para a reutilização da água. Os filtros biológicos, lagoas de polimento, fitodepuração, e carvão ativado pertencem a esta classe.